Neste artigo, Celso Lopes, CEO da Semente Educação, apresenta como essa solução integrada contribui para o desenvolvimento socioemocional de estudantes, familiares e educadores
Acompanhando os avanços tecnológicos e a necessidade de reunir em um único lugar os nossos aprendizados acumulados durante oito anos trabalhando com educação socioemocional, a Semente Educação lança a Plataforma Semente.
Trata-se de um sistema integrado para o mapeamento, o desenvolvimento e a capacitação socioemocional de estudantes, familiares e educadores, com base em quatro pilares: medição dos alunos; resultados e recomendações para educadores e gestores; formação acadêmica para professores; e desenvolvimento pessoal para educadores e famílias.
Por meio da plataforma, os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio fazem uma autoavaliação das suas habilidades socioemocionais e recebem feedback personalizado, com orientações para aprimorar ou potencializar suas competências. A partir desses resultados, o algoritmo recomenda aulas que trabalham as habilidades mais relevantes para cada turma.
Como sabemos da necessidade de capacitar professores e gestores para implementar a educação integral nas escolas, a Plataforma Semente oferece um amplo embasamento teórico sobre educação socioemocional para os educadores. Fechando o ciclo e olhando também para a saúde mental das famílias e dos educadores, destinamos uma área da plataforma exclusiva à aprendizagem socioemocional dos adultos, seguindo o mesmo modelo aplicado aos estudantes.
Motivados por aprender constantemente e, cada vez mais, conseguir aumentar a eficiência da aprendizagem socioemocional nas escolas, procuramos alinhar o que as evidências científicas apontam sobre aprendizagem socioemocional com aquilo que a escola pode fazer.
Somos pioneiros em medir e personalizar. Acho que essa é a verdadeira evolução da educação socioemocional. Fazemos isso com muito rigor científico, por meio da psicometria, e contando com o trabalho de profissionais da área altamente renomados no mercado. Prova disso são as nossas parcerias com instituições muito respeitadas, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Universitário de Lisboa, que utiliza a nossa metodologia de medição em um projeto de desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças e adolescentes.
Para as escolas que realmente querem trabalhar com a aprendizagem socioemocional, que impacta todos os aspectos da vida das pessoas, a Plataforma Semente torna-se uma grande aliada. Vamos juntos construir esse caminho, mostrando que é possível medir, personalizar e elevar o patamar da educação socioemocional nas escolas!