O ambiente familiar e o escolar são indissociáveis para a educação de um indivíduo, devendo operar em harmonia
No Brasil, o Dia da Escola é comemorado em 15 de março e tem como objetivo convidar à reflexão sobre a importância dessa instituição. Além de promover o aprendizado de operações cognitivas indispensáveis, como a leitura e a escrita, o ambiente escolar é um espaço importante de convívio, em que a pessoa entra em contato, mesmo que informalmente, com a aprendizagem socioemocional.
A importância da escola para a aprendizagem socioemocional
“Um aspecto importante é que a aprendizagem ocorre desde cedo, por meio da interação com o ambiente e com as outras pessoas. É na escola que ocorre a interação com os iguais, ou seja, com outros alunos da mesma faixa etária, que têm características, necessidades e dificuldades semelhantes”, diz Sandra Dedeschi, autora do Programa Semente e Mestre em Psicologia Educacional.
A profissional também destaca que, nas escolas, é possível promover a aprendizagem socioemocional com intencionalidade, como acontece com o Programa Semente. Ao realizar essa ação, pautada em objetivos específicos, o desenvolvimento das competências socioemocionais é acelerado e fortalecido.
A relação entre a família e a escola
“Há uma ligação genuína entre escola e famílias, uma vez que há um interesse em comum: o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. A família inicia a socialização das crianças (socialização primária) e escola amplia a convivência para os espaços coletivos (socialização secundária). São papéis diferenciados, mas que se complementam”, coloca Sandra.
Logo, antes de debater a parceria entre essas duas instituições educativas, é fundamental que cada escola compreenda a comunidade em que está inserida. Com isso, os educadores podem planejar ações que aproximam as famílias – que têm o compromisso de se envolver com a vida dos filhos – da rotina escolar.
Por que a proximidade entre famílias e escola contribui para o desenvolvimento individual e social dos estudantes?
“O sujeito que vive suas experiências e está em pleno desenvolvimento é o mesmo, em casa e na escola. Mesmo que cada instituição – escola e família – tenha seus ideais, regras e valores, é interessante que reconheçam e respeitem uma à outra. Quando há sintonia entre os interesses de ambas, tudo fica mais fácil para os estudantes, uma vez que elas seguem em uma mesma direção”, afirma a autora do Programa Semente.
Caso os ambientes não estejam alinhados, o jovem ainda conseguirá alcançar os seus objetivos, desde que saiba conviver com pilares diferentes. De qualquer forma, a escola e a família serem indissociáveis não deve ser visto como algo ruim – trata-se de uma oportunidade. “Buscar por uma proximidade pautada em respeito e confiança, com certeza, contribuirá para o desenvolvimento dos estudantes”, finaliza Sandra.