O mês de julho pode ser a oportunidade ideal para aproveitar alguma dica cultural, já que oferece mais tempo livre para as crianças, os adolescentes e suas famílias
Com o início das férias escolares, os estudantes ganham um tempo de descanso valioso e, longe da rotina acadêmica, passam mais tempo em casa. Esse momento é, muitas vezes, a chance perfeita para descobrir hobbies, atividades ou, finalmente, desfrutar com calma de um produto cultural. As possibilidades são diversas: séries, podcasts, livros e muito mais.
Diante de tantas opções, é normal não saber por onde começar. Nessa hora, recorrer a indicações é uma estratégia excelente. Confira quatro dicas separadas pela equipe da Semente Educação.
Fazendo arte nas férias
Que tal aproveitarmos as férias para incentivar a imaginação criativa e a sensibilidade estética? O livro Vamos fazer Arte!, organizado pela Ciranda Cultural, é uma ótima dica de diversão nas férias para crianças e adultos. Trata-se de um guia para fazer desenhos e pinturas de pessoas, animais e muito mais.
O material apresenta diversas técnicas artísticas que vão desde desenhos de rostos até pinturas com tinta e lápis, além de combinações e camadas de tinta. Quer aprender a desenhar e pintar? Aproveite e divirta-se.
Para maratonar nas férias: série Cobra Kai, da Netflix.
Você já pensou que competências socioemocionais são importantes para a prática de artes marciais? Ter foco, determinação e responsabilidade favorecem o bom desempenho, mas qual o objetivo de aprender uma luta?
Aproveite suas férias e assista Cobra Kai, série que traz a continuação da clássica história dos filmes Karatê Kid, lançado nos anos 80. Os personagens principais da saga, Daniel Larusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka), enfrentam novos desafios pessoais. Na história, Johnny decide reabrir uma escola de artes marciais para treinar jovens desfavorecidos da cidade. Sabendo da notícia, Daniel também abre uma escola de karatê, na esperança de arruinar os planos de seu adversário. Quem será que vence essa disputa?
Fique apenas de olho na classificação: 13 anos.
Hora da leitura: Coração de Tinta
Que tal aproveitar um tempinho de suas férias lendo uma história envolvente que pode despertar o entusiasmo pela leitura?
A dica é o livro Coração de tinta, de Cornelia Funke (Editora Seguinte), que conta a história ficcional de um encanador de livros que tem um poder estranho e incontrolável. Ele dá vida à coisas e seres das histórias quando faz sua leitura em voz alta. A partir daí, é possível refletir sobre imaginação criativa, confiança e modulação do medo.
Um pouco mais de literatura
A autora chilena Marcela Serrano entrelaça, em seu livro Dez mulheres, a história de personagens com históricos, idades e classes sociais bem diferentes. Apesar de incontáveis divergências, todas elas apresentam determinação e perseverança para enfrentar as adversidades inevitáveis da vida, que são agravadas justamente pelo fato de elas serem mulheres. Embora o livro trate principalmente dores femininas, o resultado final é uma homenagem leve e bonita às mulheres e às infinitas possibilidades que a vida oferece, mesmo circunscritas por condições sociais e de gênero.
E agora? Já sabe qual a sua sugestão favorita?