Existe uma preocupação com a capacitação dos professores aplicadores para que eles se tornem capazes de trabalhar efetivamente com as competências socioemocionais
O processo de implementação do Programa Semente nas escolas é baseado em um regime horizontal, numa relação de professor para professor. A Semente Educação é formada por educadores que conhecem a realidade do sistema brasileiro e, por isso, têm um olhar muito atento aos desafios pedagógicos do dia a dia escolar.
Desde o fechamento do contrato até o início das aulas, a equipe pedagógica do Programa Semente encontra-se à disposição da escola para tirar dúvidas e fornecer toda a ajuda necessária. Esse acompanhamento é contínuo e ininterrupto, já que os educadores também devem manter um aprendizado constante.
O processo de implementação
A chegada do Programa Semente nas escolas é constituída de algumas etapas:
- Reuniões iniciais de contratação: aqui, ocorre uma apresentação detalhada das ferramentas pedagógicas do Programa, realizada na própria escola por um especialista da Semente Educação.
- Transição da equipe comercial para a equipe pedagógica: de forma gradual, os consultores comerciais vão apresentando à escola o time pedagógico da Semente Educação, que é responsável por coordenar a implementação do Programa Semente na escola. A escola recebe orientações sobre todos os produtos e serviços ofertados, começando a conhecer os materiais didáticos envolvidos no processo de desenvolvimento das competências socioemocionais. Também são oferecidas palestras ao corpo docente e aos pais e responsáveis.
- Convite para a formação multidisciplinar presencial: os professores-aplicadores do Programa Semente e os gestores das escolas parceiras são convidados para o evento de formação anual, em que os autores do material didático da Semente Educação apresentam as bases teóricas do Programa, a formação socioemocional para docentes, as características de cada segmento, os recursos digitais, os materiais complementares, além das programações e dos livros de cada série. O evento é presencial, ocorre em várias cidades e fica gravado, para que as escolas possam acessar esses conteúdos quando quiserem.
- Regime de acompanhamento: depois da implementação do Programa na escola, o suporte da Semente Educação continua. São gerados diversos relatórios de engajamento, e ocorrem visitas escolares para conversar com os professores aplicadores e com os gestores. Também existem plantões de dúvidas virtuais com os autores do Programa Semente.
A Plataforma S
Alunos a partir dos 10 anos de idade do Programa Semente ainda têm acesso à Plataforma S, que mede o desenvolvimento individual de cada competência socioemocional. Os relatórios por turma e por série são muito úteis para para planejar a aplicação do Programa Semente, uma vez que, a partir desse panorama, a equipe escolar e, mais especificamente, o professor aplicador conseguem dar mais intencionalidade à prática pedagógica. Logo, cada sala pode receber uma atenção personalizada, de acordo com o ritmo de aprendizagem da turma.
Escuta ativa
“A Semente Educação tem uma característica importante: um acompanhamento muito próximo à equipe de gestão da escola e aos aplicadores”, diz o professor Felipe Magane, responsável para área de relacionamento do Programa Semente. Assim, a escuta ativa é um dos princípios da empresa, que dialoga com os educadores para entender os avanços e os desafios da aprendizagem socioemocional em sala de aula.
Além dos relatórios de engajamento e das visitas presenciais à escola, são realizados debates com a equipe de gestão sobre boas práticas pedagógicas. As reuniões virtuais também são frequentes.
O Programa Semente proporciona um ganho de mão dupla
“Nossa preocupação não é formar apenas o professor aplicador, mas sim entregar uma capacitação socioemocional efetiva, visando ao bem-estar de toda a comunidade docente”, diz Magane. Dessa forma, ao implementar o Programa Semente, os gestores investem nos resultados pedagógicos e na formação de todos profissionais.
“Quando prepara uma aula do Programa Semente sobre regulação da raiva, por exemplo, o professor tem um ganho pessoal, porque pode aplicar esse conhecimento na própria vida, na relação com sua família e com seus amigos. É um ganho de mão dupla porque o profissional impacta os alunos e também sai impactado”, finaliza.