Veículo: Nova EscolaData: 10/07/2019O desenvolvimento de competências socioemocionais no ambiente escolar cria espaço para um aprendizado mais completo e tem impacto no bem-estar dos alunos. As escolas do século 21 precisam descobrir como inspirar os seus alunos enquanto eles aprendem, além de estimulá-los a dialogar, refletir e se organizar. Euma das formas de promover esse desenvolvimento em aula é por meio de narrativas. Os livros, as histórias, fábulas e poesias podem ser disparadores de reflexões não só sobre os personagens ou fatos relatados, mas sobre os próprios alunos.
Eduardo Calbucci é professor e um dos coordenadores do Programa Semente, que desenvolve discussões e aulas sobre aprendizagem socioemocional. Para ele, os livros oferecem aos professores uma maneira de abordar as questões socioemocionais a partir do universo de referência dos estudantes. “Principalmente pelo fato de as personagens de obras de ficção apresentarem sentimentos, pensamentos e comportamentos análogos aos nossos”, explica.
No Ensino Infantil, é recorrente a utilização de livros com "moral da história". Muitas dessas fábulas apresentam elementos concretos que figurativizam conceitos abstratos. “Normalmente, são animais personificados as personagens centrais desses textos. A 'moral' não é nada mais do que a explicitação do tema do texto. O que os professores precisam verificar é se essa moral é compatível com seus objetivos pedagógicos”, aponta Eduardo.
Leia mais