A psicometria permite que o ensino esteja alinhado às necessidades dos estudantes. A Semente Educação, também promove a capacitação dos professores, por meio de percursos individualizados
Dentro do campo da aprendizagem socioemocional, a realização de testes é muito importante para estimular o exercício de autopercepção. Assim, a pessoa é capaz de reconhecer o próprio desempenho em relação a algum atributo e aprimorar áreas mais fragilizadas. A psicometria torna isso possível, trazendo dados confiáveis para a análise do comportamento humano.
O que é a psicometria?
A psicometria é uma área da ciência que, fundindo conhecimentos da psicologia e da matemática, constrói instrumentos capazes de medir aspectos da mente humana. Por meio de perguntas elaboradas com muito balizamento, é possível detectar padrões e inconsistências.
O resultado traz uma noção do grau de desenvolvimento das certas competências do indivíduo, a partir de como ele se percebe em relação a elas. "O desafio é ir para o dia a dia e tentar confirmar isso. Mas a pessoa já vai com um ponto de partida, com um indício de como está se enxergando. E tudo com base em evidência científica", explica Celso Lopes de Souza, médico psiquiatra e fundador da Semente Educação.
Como a Semente Educação faz uso da psicometria?
O primeiro trabalho da Semente Educação envolvendo a psicometria, feito em parceria com pesquisadores de ponta do Brasil, associados à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), foi a criação da Plataforma S, um instrumento capaz de avaliar o grau de desenvolvimento das competências socioemocionais das pessoas.
Essa ferramenta traz, além dos benefícios individuais, um impacto na educação. Ao notar que uma turma está precisando trabalhar, por exemplo, com competências como responsabilidade e persistência, que integram a família da autogestão, é possível dar mais intencionalidade às aulas. Logo, o ensino passa a estar alinhado com o perfil dos estudantes.
"Da mesma forma, a gente utiliza essa avaliação psicométrica para complementar, de forma personalizada, a formação socioemocional dos professores", completa Celso. "A plataforma S para professores faz a avaliação e, em função dos resultados, o algoritmo oferece aulas para o desenvolvimento das competências que estão sendo mais necessárias."
Qual a importância de usar a Psicometria?
A importância da psicometria é, justamente, ter um ponto de partida para dar intencionalidade no aprendizado. "Ou seja, eu sei o que eu estou ensinando e o porquê de estar ensinando", diz o fundador da Semente Educação.
Crédito da imagem: Uso foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com