Recurso fornecerá resultados personalizados e automáticos para os autorrelatos
Neste ano de 2025, a Plataforma Semente -- solução completa em aprendizagem socioemocional -- passará a utilizar Inteligência Artificial (IA) generativa. O objetivo é oferecer resultados personalizados que impulsionem o acompanhamento e o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Na plataforma, a autorrelato das habilidades socioemocionais é voltado a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. No caso dos alunos dos anos iniciais do Fundamental, a avaliação é realizada pelos professores. Educadores e familiares também podem realizar a medição, usando o mesmo modelo aplicado aos estudantes.
Douglas Linhares, diretor de tecnologia da Semente Educação, explica que ao final de cada família de competências -- autogestão, abertura ao novo, modulação emocional, engajamento com os outros e amabilidade -- a plataforma aplicará um algoritmo que combina psicometria com IA para gerar, em tempo real, um texto analítico. “Ele incluirá potenciais, riscos, facilidades, benefícios, pontos de atenção e recomendações de desenvolvimento adaptados às respostas individuais”, destaca. A funcionalidade já está ativa na plataforma.
Personalização e caminhos para o desenvolvimento
Segundo o diretor, essa ferramenta representam um marco importante ao fornecer dados precisos e personalizados que auxiliam diretamente o desenvolvimento pessoal de alunos, professores e gestores. “Elas ajudam as pessoas a compreenderem melhor suas habilidades, desafios e oportunidades de crescimento, promovendo reflexões mais profundas sobre suas trajetórias e metas”, aponta.
Para ele, “ao integrar esses recursos, a Plataforma Semente oferece uma experiência personalizada que incentiva o autoconhecimento e a construção de planos de desenvolvimento alinhados às necessidades e aspirações específicas de cada pessoa.”
Novas funcionalidades e insights
Douglas adianta que ainda está prevista uma nova ferramenta voltada para professores e gestores. Após a conclusão da medição de uma turma, será possível acessar uma seção de dados e recomendações gerados por IA. Ela vai identificar tendências, pontos fortes, desafios e sugerir ações práticas. Além disso, apresentará sugestões de aulas alinhadas às necessidades específicas da turma. O lançamento desse recurso também será em 2025.
O diretor reforça que a inteligência artificial pode contribuir para a formação dos docentes e o desenvolvimento socioemocional de alunos, professores e familiares, pois ela tem o potencial de tornar os processos pedagógicos mais ágeis e eficientes, promovendo uma maior intencionalidade no que será ensinado.
“Ao fornecer análises detalhadas e conclusões prontas para aplicação, a IA ajuda alunos, professores e gestores a desenvolverem suas competências de forma mais eficaz. E economiza tempo e cria condições para um aprendizado socioemocional mais profundo e impactante”, finaliza.
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