Ao conhecer o cotidiano escolar das crianças e adolescentes, os membros da família terão mais chances de participar de conversas significativas
A escola é o ambiente em que as crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo, adquirindo experiências fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. Lá, estabelecem vínculos com os colegas e descobrem seus principais gostos. E, por ser um espaço relevante para a construção de memórias, os pais devem manter uma participação ativa em relação ao cotidiano educacional.
Ao observar a trajetória escolar da criança de perto, os pais conseguem verificar o desenvolvimento de algumas habilidades importantes, como foco, organização, determinação, persistência e responsabilidade (componentes da família da autogestão). São essas competências que auxiliarão o indivíduo a alcançar os seus objetivos.
Como participar ativamente da vida escolar dos filhos?
A participação ativa dos pais na vida escolar é marcada por ações simples e constantes. Ana Carolina D´Agostini, gerente de conteúdo da Semente Educação, cita alguns exemplos:
- estar presente nos eventos escolares, acompanhando o que as crianças e adolescentes estão desenvolvendo;
- perguntar como foi o dia na escola;
- vincular, por meio do diálogo, aprendizados da escola a experiências que já tiveram como família ou a temas em alta no mundo;
- praticar a escuta ativa, demonstrando interesse genuíno na conversa com o filho, sem deixar estímulos externos, como os celulares, atrapalharem.
Segundo a educadora, o último item é o mais importante e, nesse contexto, o papel dos pais é criar espaços na rotina para que essas conversas sempre aconteçam, não importa quais sejam os compromissos de cada um.
O impacto positivo da presença dos pais nos eventos escolares
“Quando os pais estão presentes em eventos escolares, eles estão, justamente, entrando no universo das crianças e dos jovens. Isso faz, portanto, com que os filhos se sintam valorizados, impactando positivamente a autoestima e reforçando que aquele espaço, para o qual devem se empenhar, tem um valor para a família”, diz Ana Carolina.
No dia a dia, os pais, conforme demonstram interesse nos assuntos escolares, estão indicando que desejam saber mais sobre quem são os amigos, os professores e como é o ambiente que o estudante frequenta.
Essa participação ativa também incentiva as competências da abertura ao novo (curiosidade, imaginação criativa e sensibilidade estética), pois surgirão mais momentos em casa para os filhos explicarem seus gostos e contarem como estão exercitando a criatividade ou suas interpretações de músicas e pinturas. Em suma, é mais um efeito positivo, que aproxima toda a família.
As oportunidades que vêm com um novo ano letivo
Por marcar um novo ciclo, o início do ano letivo costuma trazer mais energia e estímulo para as coisas acontecerem. Com isso em mente, Ana Carolina indica algumas ações para os pais ou responsáveis:
- ajudar a criança ou adolescente a definir um objetivo que deve ser cumprido ao longo do ano, identificando quais profissionais da escola poderiam ajudar;
- identificar quais competências socioemocionais são o ponto forte do aluno e quais precisam de um trabalho mais intensivo naquele ano;
- trazer aprendizados das habilidades socioemocionais para a rotina, praticando exercícios de respiração para manter a calma nas provas, por exemplo;
- encorajar os filhos a aproveitar ao máximo o que a escola oferece, incentivando a participação em tarefas que parecem desafiadoras, como aprender um instrumento musical, entrar no grupo de teatro ou se tornar representante de classe;
- entender como vai ser a rotina do estudante, quem são os amigos que estão na turma, como é a organização da rotina, trazendo esses assuntos para casa.
Com o material do Programa Semente, tudo isso fica mais fácil, já que as famílias podem ver como estão as aulas e como se dá o desenvolvimento intencional das competências socioemocionais.