Por meio da empatia, um dos cinco domínios da aprendizagem socioemocional, é possível frear as violências físicas e psicológicas no ambiente escolarUma das formas de violência mais recorrentes no ambiente escolar é o chamado bullying, prática que se caracteriza por agressões físicas ou verbais de maneira repetitiva contra uma criança ou adolescente. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), aproximadamente um em cada dez alunos brasileiros diz sofrer alguma violência do tipo.Estimular princípios como o respeito através de sentimentos como a empatia é o caminho sugerido pelo educador Eduardo Calbucci para solucionar o problema. O valor é um dos pilares do Programa Semente, que trabalha para desenvolver a aprendizagem socioemocionais em crianças e adolescentes. Calbucci é um dos criadores do Programa.É interessante analisar o perfil de quem pratica a violência: de modo geral, a criança ou o adolescente quer ser se sentir mais poderoso ou popular perante a turma, o que faz com que ele deprecie o colega que julga mais fraco. É alguém que ainda não aprendeu a lidar com as próprias emoções, como raiva e frustração, e cujo sentimento do outro não é um motivo forte o suficiente para frear as agressões.Fazer com que esse aluno enxergue os demais colegas como iguais é o caminho para o fim das violências e, consequentemente, para um relacionamento saudável. “A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Compreender os sentimentos de nossos pares faz com que criemos elos e estabeleçamos relações de amizade e respeito, tornando a escola um lugar seguro”, afirma Calbucci.
Desenvolvendo habilidades
O educador lembra que por muito tempo acreditou-se que habilidades socioemocionais eram inatas ao indivíduo, uma espécie de dom. Ou seja, nascia-se ou não com determinada capacidade. Estudos e experiências internacionais, no entanto, comprovam que é possível, sim, desenvolver habilidades como autocontrole e empatia em crianças e adolescentes. “É como ensinar conteúdos de Química, Biologia ou redação”, explica.O Programa Semente trabalha de forma estruturada os cinco domínios recomendados pelo principal centro de estudos da aprendizagem socioemocional do mundo, o CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning): autoconhecimento, autocontrole, empatia, tomada de decisões responsáveis e habilidades sociais.Clique aqui para entrar em contato com a equipe do Programa.