A solução completa em aprendizagem socioemocional
DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO
O Programa Semente é mais do que um simples material didático: é uma jornada emocionante, capaz de fazer com que todos se tornem pessoas mais felizes, profissionais mais capacitados e cidadãos mais conscientes.
Sentimentos Importam!
Você já vivenciou uma situação que não conseguia expressar seus próprios sentimentos? Já pensou em desistir de algum sonho só porque sentia que não era capaz? Já viveu desafios em sala de aula com seus estudantes em que gostaria de ajudá-los e não sabia como?
Nós queremos um presente e um futuro diferentes e, para isso, acreditamos que a educação socioemocional é o melhor caminho.
Vamos juntos?
Os grandes temas da aprendizagem socioemocional
Com o mundo cada vez mais complexo e desafiador, é essencial que as escolas estimulem o pensamento crítico e a criatividade de crianças e adolescentes, para que eles possam se tornar adultos emocionalmente mais saudáveis, profissionais mais capacitados e cidadãos mais conscientes.
Imagine seus alunos com ferramentas para identificar e manejar suas emoções, mantendo a curiosidade e o entusiasmo, tomando decisões responsáveis e interagindo com as pessoas de forma respeitosa e empática.
Conhecer as emoções
Nomear as emoções, além de auxiliar a entender as próprias limitações e forças pessoais, aumenta a confiança e o autoconhecimento. Com isso, os alunos podem melhorar a qualidade dos relacionamentos, resolver conflitos de forma mais eficiente e aprimorar a saúde mental.
Regular as emoções
Diminuir a impulsividade e modular emoções desagradáveis é fundamental para gerar atitudes mais adequadas aos nossos objetivos. Isso aumenta a capacidade de fazer escolhas saudáveis tomada de decisões e de lidar com estresse.
Fazer escolhas
Avaliar riscos e consequências é a base de escolhas construtivas. É assim que os alunos se tornam capazes de incrementar o próprio desenvolvimento pessoal e de criar condições para o futuro sucesso profissional.
Relacionar-se com os outros
Demonstrar empatia e respeito é uma forma de criar laços duradouros e relações significativas, o que é cada vez mais relevante numa era em que tudo é muito rápido, inclusive as relações interpessoais.
O modelo dos cinco fatores
O que é uma competência socioemocional? Como ela pode ser medida? Quantas competências existem?
Essas perguntas têm sido feitas por pesquisadores do Brasil e do mundo, há muitas décadas. As melhores respostas, obtidas por estudos feitos por universidades e instituições supranacionais (como a OCDE, responsável pelo Pisa), levam ao modelo dos cinco fatores, que enumera 17 competências, agrupadas em cinco grandes famílias.
Desenvolvendo competências socioemocionais por meio da psicometria
Um dos critérios que define uma competência socioemocional é possibilidade de ela ser medida. Para isso utilizamos a psicometria, área do conhecimento que engloba os métodos quantitativos da psicologia.
Utilizando os princípios psicométricos e em parceria com pesquisadores de importantes universidades públicas brasileiras, criamos a Plataforma S, que tem dois objetivos básicos:
Medir e desenvolver
A Plataforma S possui três versões: ensino fundamental, ensino médio e para adultos.
Nosso objetivo é que alunos e professores falem a mesma linguagem, potencializando as estratégias de desenvolvimento das competências socioemocionais no ambiente escolar. Assim, a plataforma permite a tomada de decisões pedagógicas com base em evidências científicas, por meio da identificação das competências que têm mais espaço para serem desenvolvidas.
Desenvolvendo competências socioemocionais por meio da psicometria
Um dos critérios que define uma competência socioemocional é possibilidade de ela ser medida. Para isso utilizamos a psicometria, área do conhecimento que engloba os métodos quantitativos da psicologia. Utilizando os princípios psicométricos e em parceria com pesquisadores de importantes universidades públicas brasileiras, criamos a Plataforma S, que tem dois objetivos básicos:
1 - Resumidamente explicar as 17 competências emocionais de acordo com o modelo dos cinco fatores.
2 - Oferecer ao usuário condições de se avaliar e de se desenvolver em cada uma das competências.
Em todas as fases da educação
A Plataforma S possui três versões: ensino fundamental, ensino médio e para adultos.
Nosso objetivo é que alunos e professores falem a mesma linguagem, potencializando as estratégias de desenvolvimento das competências socioemocionais no ambiente escolar. Assim, a plataforma permite a tomada de decisões pedagógicas com base em evidências científicas, por meio da identificação das competências que têm mais espaço para serem desenvolvidas.
O que dizem nossas escolas parceiras
Ana Cláudia Favano
Gestora de escola parceira do Programa Semente
Priscila Moura Rodrigues
Psicóloga de escola parceira do Programa Semente
Maria Fernanda
Gestora de escola parceira do Programa Semente
Grasielle
Professora de escola parceira do Programa Semente
Fernanda Moraes
Professora de escola parceira do Programa Semente
Com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, observamos:
Transformando a educação além dos livros
O Programa Semente é mais do que um simples material didático: é uma jornada emocionante para cultivar habilidades fundamentais para a vida, de forma sequenciada e intencional.
Em todas as fases da formação
Por meio de livros, jogos, vídeos, músicas e plataformas digitais, nós nos concentramos no desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Básica: desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Cultivando a educação socioemocional de ponta a ponta
Nossas escolas parceiras recebem apoio pedagógico constante de nossa equipe, acesso a relatórios gerenciais e até mesmo palestras dos nossos autores e consultores pedagógicos para pais, professores, funcionários e alunos.
Ainda em dúvida?
Não tem problema, fizemos um checklist para você comparar!
Reflexões sobre conteúdo socioemocional
Aprenda mais sobre como desenvolver habilidades socioemocionais na sua vida e na dos seus estudantes através de artigos, entrevistas e dicas práticas
Conheça nosso podcast
Pílulas sobre educação socioemocional para ouvir no seu tempo e onde estiver