Incluir o ensino das emoções no currículo é benéfico para pais, professores, alunos e sociedade em geral
Responder ao título deste texto não é uma tarefa difícil. São muitos os benefícios que a aprendizagem socioemocional produz em crianças e adolescentes.As pesquisas vêm de várias áreas: neurociência, saúde, psicologia, gestão escolar, teorias de aprendizagem, economia, empregabilidade e prevenção a problemas de conduta. Ao contrário do que se pensou por muito tempo, tais competências não são inatas do indivíduo como se fossem dons, elas podem ser aprendidas quando ensinadas de forma regular e estruturada.Agora, imagine se todos os alunos da sua escola desenvolvessem esse aprendizado. O resultado seria crianças e adolescentes emocionalmente maduros, o que tornaria o ambiente educacional muito mais proveitoso e harmônico. Com professores mais motivados, o aprendizado se tornaria ainda melhor e, consequentemente, as notas se elevariam.A longo prazo, estudos mostram que, entre outros benefícios, estudantes que tiveram contato com a aprendizagem socioemocional obtiveram melhor desempenho acadêmico e menores problemas de conduta, como uso de drogas. Quem desenvolve o autocontrole, por exemplo, tem maiores chances de conquistar bons empregos e se considerar satisfeito com a vida.Não é só a escola e o aluno que ganham com o aprendizado socioemocional. Se todo ser humano aprendesse a lidar com a próprias emoções, fosse eticamente responsável e desenvolvesse um olhar empático sobre o próximo, há dúvidas de que viveríamos em uma sociedade melhor?O assunto já é levado a sério em países referências em educação, como Cingapura e Canadá. Em breve, todas as escolas brasileiras precisarão se adequar às propostas da Base Nacional Comum Curricular, que inclui o ensino socioemocional na grade de ensino. Assim, o Brasil se alinha às práticas de formação integral, comprovadas em nível mundial. Afinal, não é papel central da educação oferecer ferramentas ao indivíduo para que ele conheça melhor a si mesmo e interaja da melhor maneira em sociedade?
O Programa Semente e a aprendizagem socioemocional
Baseado em evidências científicas, o Programa Semente é estruturado em cinco pilares: autoconhecimento, autocontrole, empatia, decisões responsáveis e habilidades sociais. Conheça mais aqui.